Cortinas e Persianas
O uso de cortinas e persianas oferecem proteção contra os efeitos nocivos dos raios UV (UVA/UVB) que, em ambientes residenciais e comerciais, podem queimar e danificar pisos, móveis e tapetes. Somado a este benefício, podem trazer conforto térmico e visual com a diminuição do ofuscamento causado pelo excesso de luminosidade natural.
As cortinas e persianas representam de 2% a 3% do valor total de um projeto, e em contra partida elas tem a função de proteger os outros 97-98% de produtos que foram usados no acabamento e decoração do imóvel. Desde piso, tapetes e mobília, até obras de arte mais valiosas. Mais do que todas as características técnicas, os atributos estéticos tornam o ambiente mais aconchegante, onde o produto cumpre a função de “vestir a janela”.
No mercado é possível encontrar basicamente dois tipos diferentes tipos de abertura de persianas:
Persiana Horizontal: modelo no qual as lâminas ficam acomodadas na parte superior da janela quando é aberto.
Persiana Vertical: modelo com lâminas verticais que se abrem lateralmente.
Persiana Horizontal
Geralmente são usadas em quartos, cozinhas, salas e espaços dedicados ao trabalho. Para controlar a luminosidade e a inclinação das lâminas são usados bastões de acrílico. Os materiais mais comuns são de alumínio e madeira.
Persiana Vertical
As persianas com lâminas verticais combinam com janelas mais amplas ou muito altas e de grande comprimento, uma vez que se abrem lateralmente e giram para regular a claridade. Além de lâminas de PVC, o tecido é uma opção de material para este tipo de produto, deixando o ambiente com ar mais arrojado.